Projeto Mezanino: Alan Fontes – Entre Casas e Cidades ou Sweet Lands
nov - jan 2011/2012


Alan Fontes - Entre Casa, 2011
Projeto Mezanino: Alan Fontes - Entre Casas e Cidades ou Sweet Lands, 2011

Projeto Mezanino: Alan Fontes
Entre Casas e Cidades ou Sweet Lands, 2011

A mostra “Entre Casas e Cidades ou Sweet Lands” reúne trabalhos recentes em pintura produzidas a partir de desenhos e fotografias aéreas de cidades. O conjunto dos trabalhos apresentados configura dois momentos da produção do artista: um primeiro, centrado numa dimensão intimista, apresentando pinturas de casas idealizadas a partir de arquiteturas reais e um segundo momento, no qual o artista trabalha a partir de fragmentos aéreos de cidades reais, capturados a partir do programa Google Earth.

A mostra dá continuidade a uma pesquisa plástica iniciada em 2004, quando o artista iniciou uma série de pinturas de paisagens urbanas produzidas a partir de desenhos realizados do alto de prédios tendo como foco casa vistas de cima. Aborda um espaço intermediário situado entre o que sabemos sobre o universo intimista da casa e o universo coletivo das cidades. Paradoxos contidos entre duas versões de cidades. Ironicamente doces paisagens. Doces absurdos.

Graduado em Pintura e Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Artes Visuais pela mesma instituição Nasceu em Ponte Nova, vive e trabalha em Belho Horizonte. Dentre as principais mostras coletivas estão; Cidades (Des)construídas na Funalfa de Juiz de Fora em 2005, VII Bienal do Recôncavo em São Félix na Bahia, Mostra Pictórica no Palácio das Artes em 2006, A Casa dos Espelhos, na Galeria Celma Albuquerque em 2006 e a Instalação sonora “66 x 99” em comemoração aos 40 anos do Paço das Artes São Paulo em 2010. Realizou exposições individuais; A Cidade realizada no BDMG cultural, A Casa realizada na Galeria de Arte da Copasa e na Faop em 2005, A Casa realizada no Paço das Artes em São Paulo em 2007 e Kitnet realizada em 2010 na Galeria da Cemig em Belo Horizonte.