Daniel Bilac, 1986, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG, Brasil.
Daniel Bilac é Graduado em Artes Visuais com habilitação em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Sua produção articula técnicas e materiais do desenho e da pintura. Cada obra é constituída por camadas de papel que ora revelam ora escondem grafismos, incisões, pinceladas e áreas de cor. As figuras, em geral estáticas e centrais, são confrontadas por diagramas e anotações. Esses, a despeito do que se propõe, não conseguem elucidar prontamente o que investigam. Entre a apresentação do que é vivo e a dificuldade de compreender o que é vivo dentro de um esquema, surge uma tensão que é finalmente acentuada pelos títulos, fragmentos imbuídos de uma narratividade igualmente vaga, mas que parecem prometer a cada vez a resolução do enigma.
Realizou as seguintes exposições individuais: Monumento vidraça monumento ruína, Memorial Minas Gerais Vale, Belo Horizonte, novembro de 2014 a janeiro de 2015;
Manual da espera, Galeria Nello Nuno (FAOP), maio de 2013 e Sala Ivan Marquetti da Galeria de Arte do Grêmio Literário Tristão de Ataíde – Ouro Preto, junho de 2013; Quando eu disser seu nome, Celma Albuquerque Galeria de arte, Belo Horizonte, outubro a novembro de 2011; Tudo o que tem dente morde, Galeria de arte da CEMIG, Belo Horizonte, novembro de 2010. Entre as coletivas destacam-se: Let it out: out-let – obras escritas e inscrições de história, Curadoria: Mabe Bethônico, Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, 2014; Formandos 2011.1 – exposição dos formandos em artes Visuais da EBA/ UFMG, Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte, 2011; Mostra! – exposição anual dos alunos de artes visuais da EBA/UFMG, Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte, 2011; Bienal Zero / Bienal de arte Universitária UFMG – UEMG, Biblioteca central da UFMG e Escola Guignard. Belo Horizonte, 2010; Eu não sou feito de ouro, com Alexandre Rodrigues, Galeria da Copasa, Belo Horizonte, 2010; Livro/obra, Biblioteca central da UFMG. Belo Horizonte, 2009; Diverso | Adverso, coletiva dos alunos das escolas de arte de Minas Gerais Galeria da CEMIG, Belo Horizonte, 2009; Rachel, não chore, com Rachel Leão, Biblioteca central da UFMG. Belo Horizonte, 2009.